Foto: Vinicius Becker (Diário)
A falta de quórum na sessão da quinta-feira (16) inviabilizou a votação de projetos. Seriam necessários, no mínimo, 11 dos 21 parlamentares e tinham, no momento, 10. Já para o funcionamento da sessão, é preciso de sete vereadores.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
– Estamos abrindo a Ordem do Dia, mas não vou colocar nada em votação devido à falta de quórum, nessa sessão, para deliberar projetos. Para quem está em casa, nos entender: precisamos de 11 vereadores para deliberar projetos e outros assuntos e estamos só com 10 vereadores, nesse momento na sessão, devido a um grande número de vereadores viajando – explicou Tony Oliveira (Podemos), 1º secretário da Mesa e que presidia a sessão na oportunidade.
Ele acrescentou que os parlamentares que não estavam viajando, mas não estavam no Legislativo teriam de apresentar justificativa. Caso contrário, haverá falta. Após, a sessão seguiu com as manifestações dos vereadores.
Em dias normais de sessões, às terças e quintas-feiras, o risco da falta de quórum já existe, então, com seis parlamentares em Brasília na comitiva da cidade que foi tratar sobre o reforço na pista do Aeroporto Municipal e de recursos para o Parque de Exposições da UFSM, a tendência de esvaziamento no Plenário era bem maior. Aliás, a agenda dos edis nas terças e quintas, obrigatoriamente e sempre, deveriam ser as sessões. Só que não!
